Portal da Propaganda www.portaldapropaganda.com

Marketing

17/03/2006 03:51

Roupas e calçados lideram ranking de intenção de compras para o Dia das Mães

Gisele Centenaro

A Associação Comercial de São Paulo (www.acsp.com.br) , presidida por Guilherme Afif Domingos, e a Ipsos Public Affairs (www.ipsos.com.br) divulgaram na última terça-feira, 14 de março, as aferições dos estudos de opinião pública “Índice Nacional de Confiança Ipsos/ACSP” e “Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães 2006”.

Para chegar as informações almejadas, a Ipsos trabalha com um banco de dados gerado por 1.000 entrevistas face-a-face domiciliares, em âmbito nacional, ou seja, que tem sua origem em 12.000 entrevistas anuais. Trata-se de uma amostra probalística com cota, representativa de sexo, idade, educação, população economicamente ativa e região (PNDA 2002 e TSE 2004), abrangendo 70 cidades, com cobertura de nove reigões metropolitanas por mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com um intervalo de confiança de 95%.

As respostas obtidas nas entrevistas e os cruzamentos realizados permitem uma avaliação da extensão de confiança e segurança dos brasileiros em relação à sua situação financeira, ao longo do tempo, além de previsões sobre o comportamento da população no mercado de consumo.

O gráfico abaixo, pinçado do estudo, sintetiza a opinião dos entrevistados para a seguinte pergunta: “Comparando com seis meses atrás, o(a) senhor(a) diria que hoje se sente mais à vontade ou menos à vontade para fazer uma compra maior como um carro ou uma casa?” A curva azul detalha a dinâmica de quem se sente mais à vontade; a vermelha, menos à vontade.

Slide11g.jpg

Também na comparação com seis meses atrás, no gráfico seguinte observa-se os graus de confiança da amostra em sua capacidade de investir no futuro, incluindo sua condição para economizar, visando o período posterior à aposentadoria e o custeio da educação de seus filhos. A curva azul expressa as variações das respostas "muito mais confiante"; a vermelha, muito menos confiante.

Slide13g.jpg

Quanto ao grau de confiança dos entrevistados no que se refere à segurança do próprio emprego, do emprego de pessoas da família ou de outras pessoas de seu convívio, eis a mobilidade da média das inclinações na comparação com seis meses atrás (em azul, muito menos confiante; em vermelho, muito e um pouco mais confiante):

Slide14g.jpg

Na pesquisa de intenção de compras para o Dia das Mães, os quadros abaixo hierarquizam as respostas (primeira menção e todas as menções) para a pergunta: “Quais os itens desta lista planeja adquirir?”

PRIMEIRA MENÇÃO

Slide26g.jpg


Slide27g.jpg

Slide28g.jpg

Slide29g.jpg

Slide30g.jpg

Slide31g.jpg

Slide32g.jpg

TODAS AS MENÇÕES

Slide33g.jpg

Slide34g.jpg

Slide35g.jpg

Slide36g.jpg

Slide37g.jpg

Slide38g.jpg

Slide39g.jpg

O quadro seguinte quantifica as condições de compra à vista ou parcelada dos entrevistados.

Slide40g.jpg

E estes dois últimos apontam os índices registrados sobre a capacitação dos entrevistados para efetuar à vista as compras relativas ao Dia das Mães.

Slide41g.jpg

Slide42g.jpg

tamanho da letra

a a a

Para chegar as informações almejadas, a Ipsos trabalha com um banco de dados gerado por 1.000 entrevistas face-a-face domiciliares, em âmbito nacional, ou seja, que tem sua origem em 12.000 entrevistas anuais.

Download Marketing Prêmios Marketing

BuscaRápida

Esqueci! Cadastre-se
© 2002- Revista About e Portal da Propaganda
Redação, Administração, Publicidade, Circulação e Prêmios - R. Cardoso de Almeida 788, 11º andar, cj. 112/113 - Perdizes - CEP 05013-001
São Paulo - SP - Tel. (11) 3675-9065