Portal da Propaganda www.portaldapropaganda.com

Marketing

28/03/2014 15:57NEGÓCIO DE SUCESSO OU EMPREENDEDOR DE SUCESSO?Clientes e amigos constantemente me procuram buscando dicas de bons negócios e querendo saber qual a alternativa de investimento de capital próprio gera melhor resultado. Há também aqueles que, atualmente empregados, têm o sonho de tornarem-se empreendedores, trabalharem pra si mesmos, com melhor qualidade de vida e sem ter que prestar contas a nenhum chefe. Pesquisas realizadas no final de 2013 mostraram que a maioria absoluta dos brasileiros está insatisfeita com seu trabalho e que gostaria de mudar de vida em 2014 e dentre esses, muitos gostariam de empreender, criando um negócio de sucesso.
QUAL O SIGNIFICADO PARA O PAÍS DA CARGA DE FRUSTRAÇÃO QUE VAI SENDO SOMATIZADA, ANO A ANO, POR NOVOS EMPRESÁRIOS FRACASSADOS, CUJOS NEGÓCIOS QUEBRAM ANTES DE COMPLETAREM TRÊS EXERCÍCIOS? UM EM CADA DOIS EMPRESÁRIOS BRASILHEIROS FALHA E DESISTE. AO DESIRTIR, O QUE ELES PASSAM A OFERECER AO PAÍS APÓS CONSUMIREM ENERGIAS EM SONHOS NÃO REALIZADOS? O QUE O PAÍS FAZ POR ELES, COM O INTUITO DE AJUDÁ-LOS A RECUPERAR A ESPERANÇA E A FORÇA DE VONTADE PROFISSIONAL? QUEM PERDE MAIS COM ESTA SITUAÇÃO: O EMPRESÁRIO FRACASSADO, SEUS AMIGOS, SEUS FAMILIARES, AS CRIANÇAS QUE TÊM NO ADULTO UM EXEMPLO A SER SEGUIDO, AS MULHERES SOBRECARREGADAS DE TRABALHO E PROBLEMAS EMOCIONAIS, O PAÍS COMO UM TODO? SOMOS UMA NAÇÃO DE SAPOS OU PRÍNCIPES, TANTO NO IMAGINÁRIO INFANTIL, COMO NOS IMAGINÁRIOS FEMININO E MASCULINO DO COMPOSTO DA POPULAÇÃO? TALVEZ OS GOOLS DA COPA POSSAM NOS REDIMIR DE NOSSOS CHARCOS...
Muito já foi dito a respeito do espírito empreendedor do povo brasileiro e é verdade que a maioria gostaria de empreender, mas apenas vontade não é o bastante. Estudos apontam que quase 50% das empresas formalmente constituídas no Brasil quebram antes do terceiro ano de vida. Um índice alto, pois equivale a dizer que um em cada dois empresários que investiram tempo, dinheiro e esforços, teve seu sonho frustrado e provavelmente arcou com as dívidas geradas por essa quebra por um bom tempo.
(...)

20/03/2014 16:34PRESSÃO POR RESULTADOS E O ASSÉDIO MORAL COLETIVOComo está a pressão por resultados na minha empresa? Esta é uma pergunta que todo empresário deveria se fazer com frequência. Se por um lado ela é absolutamente necessária, por outro, seu mau uso pode ser desastroso em médio e longo prazo. Matéria da Folha de S.Paulo de fevereiro informa que, de 2003 a 2013, foram assinados pelas empresas 1.787 TACs – Termos de Ajustamento de Conduta, confessando a prática de Assédio Moral Coletivo, o que corresponde a mais de três por semana. O impacto dessa nova atuação do Ministério Público do Trabalho se torna mais expressivo se considerarmos o crescimento constante e progressivo deste número.
– TRRIIIMMM... DEFU, TU VAIS ESTAR ME ATENDENDO AGORA OU JÁ?
– OI?
– OI NÃO. NO SCRIPT AQUI DIZ QUE TU TENS DE DIZER ALÔ.
– ALÔ?
– ALÔ, DEFU. TU TENS SOME MINUTES TO LISTEN ME NOW?
– DA ONDE E POR ONDE TU ESTÁS ME LIGANDO, PRINCESA? QUE DIABO – COM PERDÃO DO PERSONAGEM – DE LINHA E DE LÍNGUA É ESSA?
– TÔ LIGANDO NA LINHA QUE A CHEFIA ME MANDOU LIGAR, PRA TE FALAR QUE SE TU NÃO PAGARES O QUE DEVES AO PLANETA TERRA, VAI ROLAR UM JURO ALTO PRA CARAMBA PRA TI E QUE TEU NOME VAI PRO SERASA ASSIM QUE TU DESLIGARES O FONE.
– OI? QUEM TE DISSE QUE EU DEVO ALGO OU ALGUMA COISA PRO PLANETA TERRA, LINDINHA? TU SABES COM QUEM ESTÁS FALANDO?
– NÃO, MAS IMAGINO EM SONHOS E PESADELOS QUE, SEJA QUEM TU FORES, SE TU NÃO ME ATENDERES E EU NÃO ATINGIR MINHA COTA DO DIA, 

TÔ NA RUA. E NADA LIMPINHA, FORA O PREJU DE TU NÃO TERES MELHORADO O PADRÃO DA NAÇÃO, DO PLANETA, DO UNIVERSO, ENFIM, EU TÔ F... NA RODA TERRÁQUEA.
– AI, MEU PAI, NÃO VEM COM ASSÉDIO, FLOR, PORQUE TU SABES QUE SOU IMORTAL. VAI FICAR TIRANDO UMA COM A MINHA CARA SABENDO QUE MEU TEMPO NÃO ACABA NUNCA? ETA BAIXA DIFÍCIL DE CONSEGUIR NESTA MINHA CARTEIRA, VIU... O NEGÓCIO É OUVIR UMAS CORNETAS DE ANJOS PRA RELAXAR ANTES QUE ESSES SELOS SE ABRAM. FUI, LIGADINHA.

A preocupação aumenta se contarmos com os casos de empresas que não optaram pelo TAC e enfrentaram uma ação civil pública, mesmo com o risco de pesadas condenações aplicadas pelos Procuradores do MPT, estes cada vez mais disponíveis para denúncias, bastando que o denunciante procure o órgão em seu município ou região ou o faça pela internet.

 De acordo com a revista Veja de 26 de fevereiro de 2014, somente no Estado de São Paulo houve um crescimento de 120% de inquéritos por assédio moral coletivo entre 2010 (359) e 2013 (792). Na Bahia saltou de 1, em 2001, para 981 em 2010. Sinal de que a estrutura fiscalizadora do MPT está funcionando.

 Os casos de assédio moral nos setores comercial, de call center e bancário foram superados pelo setor industrial.


(...)

Download Marketing Prêmios Marketing

BuscaRápida

Esqueci! Cadastre-se
© 2002- Revista About e Portal da Propaganda
Redação, Administração, Publicidade, Circulação e Prêmios - R. Cardoso de Almeida 788, 11º andar, cj. 112/113 - Perdizes - CEP 05013-001
São Paulo - SP - Tel. (11) 3675-9065