Portal da Propaganda www.portaldapropaganda.com

Hot Tops Agências

As melhores agências de propaganda do Brasil (2011-2012)

Publicamos, pelo 22° ano consecutivo, o portfolio das agências Hot Tops, selecionadas a partir da análise de sua performance nos últimos dois anos e de suas perspectivas para 2012 – conhecidas por nossa redação no momento de definição da lista e combinadas com opiniões ouvidas no mercado publicitário.

A novidade deste ano é a incorporação das agências digitais na lista, pois da mesma forma que muitas das agências tradicionais têm desenvolvido alta competência no campo digital, algumas das digitais já estão oferecendo todo o espectro de serviços ligados à construção de marcas e de relacionamentos, assim como à ativação de negócios, utilizando o conjunto das plataformas tradicionais.

Para inaugurar a presença das digitais, incluímos as duas maiores e mais completas, a nosso ver: AgênciaClick Isobar e F.biz. Acreditamos que os mecanismos de escolha das Hot Tops mantêm-se atualizados com a dinâmica desse mercado, a evolução do negócio de agências e as necessidades de seleção dos anunciantes, que têm nessa listagem uma boa referência para iniciar seus processos de busca e escolha de uma agência para cuidar de sua comunicação publicitária.

Continuamos observando que os padrões de qualidade publicitária disseminam-se de uma forma mais homogênea, com média mais consistente entre agências de grande e médio portes (que são a base da listagem das Hot Tops).

Mesmo estruturas menores – não contempladas em nossa seleção – têm oferecido trabalho de qualidade a seus clientes nas diversas áreas da propaganda.

As razões desse aumento da qualidade média estão na democratização da tecnologia de trabalho e dos meios de produção da propaganda. O que antes era privilégio de poucas agências de grande porte e profissionais de maior experiência ou talento excepcional, hoje faz parte do rol de competências e recursos de boa parte do mercado – seja em São Paulo e Rio, seja nos principais mercados do País, cobertos por esta seleção, e até mesmo em outras capitais estaduais ou regionais.

Para nossa seleção empregamos inicialmente os três critérios tradicionais e eliminatórios, que são:

Brilho Criativo

A capacidade de realizar propaganda de qualidade superior à média para a maioria de seus clientes, considerando o mercado onde a agência atua, bem como
as dimensões e características de suas contas.

Estrutura Profissional

A oferta de um esquema bem armado de atendimento a seus clientes, envolvendo no mínimo as áreas-base da propaganda, como planejamento, pesquisa, criação, produção e mídia. Serviços adicionais como promoção, RP, marketing direto e outros, além de competência no universo digital, também contam pontos.

Postura Ética

A manutenção de um comportamento adequado dentro do padrão ético que regula a propaganda brasileira. Responsabilidade em relação ao cliente e sua verba,
bem como postura correta para com veículos, produtoras, fornecedores e profissionais.

Como nas últimas versões das Hot Tops, duas outras vertentes foram consideradas:

Ousadia e Inovação

A disposição de ousar nas propostas de solução às necessidades de comunicação dos clientes, além de inovar em termos de estrutura, forma de pensar, processo de criação e realização da comunicação e, até mesmo, no sistema de relacionamento com seus clientes.

Dedicação

O grau de dedicação a seus clientes, com a participação direta dos sócios e/ou principais dirigentes no atendimento e demais atividades da agência.

Com base nesses cinco critérios fizemos a seleção considerando as agências de atuação nacional, que inclui aquelas com diversas unidades operacionais nos principais mercados do País ou conexões com outras agências mediante acordos operacionais nacionais e internacionais, ligações com agências de outros setores do espectro da comunicação de marketing, departamentos especializados e atendimento a contas de expressão nacional.

Essa seleção inclui as seguintes agências:141 Soho Square, África, Age Isobar, AgênciaClick Isobar, Agnelo Pacheco, AlmapBBDO, Artplan, Binder, BorghiErh/Lowe, Competence, DeBrito, Dentsu, DM9DDB, DPZ, Escala, Eugenio, Euro RSCG, F.biz, F/Nazca S&S, Fischer & Friends, Giacometti. Giovanni + DraftFCB, e21, Heads, JWT, Leo Burnett Tailor Made, Lew Lara\TBWA, Loducca, Master, Morya, NBS, NeogamaBBH, Nova/sb, Ogilvy Brasil, OpusMúltipla, Paim, Peralta Strawberry Frog, Propeg, Publicis Brasil, QG, Quê Comunicação, Talent, Taterka, Wieden + Kennedy, WMcCann, Young & Rubicam e Z+.

Complementando a seleção, destacamos as principais agências nos 19 principais mercados publicitáriosbrasileiros, distribuídos por seis regiões: Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; Minas Gerais; Sul, com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Nordeste, com Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão; Centro-Oeste, com Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e Norte, com Amazonas e Pará.

Selecionamos, como se poderá ver na lista publicada, as agências Hot Tops de todas essas praças, responsáveis por cerca de 90% do volume de negócios da propaganda brasileira.

Muitas dessas agências têm unidades adicionais à sua sede e atendem a clientes de outras praças ou, mesmo, de expressão nacional. Mas pelo seu porte, estrutura e concentração de negócios em clientes locais e regionais, ainda não têm a dimensão para estar na lista nacional das Hot Tops. Mas são, em termos de qualidade relativa à sua área de atuação, comparáveis às agências constantes nessa listagem.

As agências regionais selecionadas são:

São Paulo: Central Business, Contexto, Lua, Rae, MP e Zero11.

Rio de Janeiro: Agência 3.

Minas Gerais: Casablanca, Lápis Raro, RC e Tom Comunicação.

Espírito Santo: Aquatro, MPPublicidade, R/Com e Set.

Rio Grande do Sul: Agência Matriz, Dez, GlobalComm, Martins + Andrade e Vossa.

Santa Catarina: D/Araujo, Fórmula, OneWG e Propague.

Paraná: Bronx, Exclam, Jump! e Vivas.

Bahia: Engenhonovo, Idéia 3 e Link.

Pernambuco: AgênciaUM, Ampla, Aporte, Arcos, Atma + Bianchi, Gruponove, Italo Bianchi e Plano b).

Paraíba: Antares.

Rio Grande do Norte: Ratts|Ratis.

Ceará: Acesso, 3|3|3 Propaganda, EBM Novotempo, Mota Comunicação, Slogan
e Verve.

Maranhão: Mallmann.

Brasília: Comunicata e Mr. Brain.

Goiás: AMP, Cannes e Casa Brasil.

Mato Grosso: Casa D´Idéias, Genius e ZF Comunicação.

Mato Grosso do Sul: Art & Traço e ZN Marketing.

Pará: DC3, Griffo, Mendes e Vanguarda.

Amazonas: Oana, Saga e Tape.

Nesta edição, trazemos anúncios e portfolios de 30 dessas agências (as demais não tiveram interesse em participar), seguindo algumas regras básicas para facilitar a consulta, mas deixando uma ampla margem de liberdade para cada agência
mostrar seus serviços, características, trabalhos e qualidade.

O que pretendemos, como nos anos anteriores, é apresentar uma amostra do que cada agência tem feito de mais significativo, de modo a facilitar o conhecimento dos recursos criativos e operacionais com os quais anunciantes podem contar para realizar seus esforços de comunicação publicitária.

Lembramos que, como sempre, a seleção foi feita exclusivamente pela redação de About e do Portal da Propaganda, com base no conhecimento que o dia-a-dia do contato jornalístico proporciona a seus editores, assim como nas opiniões que se ouve por parte de anunciantes, veículos, produtoras, fornecedores, profissionais e até de outras agências.

O projeto dessa edição é da Crama Design Estratégico e foi desenvolvido por Vitor Araripe e Sérgio Carvalho, com direção de Ricardo Leite. Na About, Rafael Sampaio cuidou da redação e produção; Gisele Centenaro, da edição; e André Carvalho fez a diagramação.

tamanho da letra

a a a

Foram selecionadas agências de atuação nacional, além das principais nos mais importantes mercados publicitários brasileiros, distribuídos por cinco regiões: Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais; Sul, com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Nordeste, com Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão; Centro-Oeste, com Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e Norte, com Amazonas e Pará.

HotTops Serviços de Comunicação de Marketing

BuscaRápida

Esqueci! Cadastre-se
© 2002- Revista About e Portal da Propaganda
Redação, Administração, Publicidade, Circulação e Prêmios - R. Cardoso de Almeida 788, 11º andar, cj. 112/113 - Perdizes - CEP 05013-001
São Paulo - SP - Tel. (11) 3675-9065