Portal da Propaganda www.portaldapropaganda.com

Hot Tops Agências

As melhores agências de propaganda do Brasil (2007/2008)

Publicamos, pelo 19º ano consecutivo, o portfolio das melhores agências Hot Tops, selecionadas a partir da análise de sua performance nos últimos dois anos e de suas perspectivas para 2008 - conhecidas por nossa redação e combinadas com opiniões ouvidas no mercado publicitário.

Na escolha das Hot Tops foram mantidos os critérios de seleção e o formato de divulgação adotados desde 2002, bem como os mercados definidos em 2003. Estamos certos de que a seleção das Hot Tops permanece atualizada e em acordo com a dinâmica do mercado, a evolução do negócio de agências e as necessidades de seleção dos anunciantes, que têm nessa listagem uma boa referência para iniciar seus processos de busca e escolha de uma parceira para cuidar de sua comunicação publicitária.

Temos observado que os padrões de qualidade da propaganda estão sendo disseminados de uma forma mais homogênea, com média mais consistente entre agências de grande e de médio portes (que são a base da listagem das Hot Tops).

As razões desse aumento da qualidade média estão na democratização da tecnologia de trabalho e dos meios de produção da propaganda. O que antes era privilégio de poucas agências de grande porte e de profissionais de maior experiência ou talento excepcional, hoje faz parte do rol de competências e recursos de boa parte do mercado – seja em São Paulo e Rio, seja nos principais mercados do País, cobertos por esta seleção, e até mesmo em outras capitais ou regiões nos principais estados.

Para nossa seleção empregamos inicialmente os três critérios tradicionais e eliminatórios, que são:

Brilho Criativo

A capacidade de realizar propaganda de qualidade superior à média para a maioria de seus clientes, considerando o mercado onde a agência atua, bem como as dimensões e características de suas contas.

Estrutura Profissional

A oferta de um esquema bem armado de atendimento a seus clientes, envolvendo no mínimo as áreas-base da propaganda, como planejamento, pesquisa, criação, produção e mídia. Serviços adicionais como promoção, RP, marketing direto e outros também contam pontos.

Postura Ética

A manutenção de um comportamento adequado dentro do padrão ético que regula a propaganda brasileira. Responsabilidade em relação ao cliente e sua verba, bem como postura correta para com veículos, produtoras, fornecedores e profissionais.

Como nas últimas versões das Hot Tops, três outras vertentes foram consideradas:

Ousadia e Inovação

A disposição de ousar nas propostas de solução para atender às necessidades de comunicação dos clientes, além de inovar em termos de estrutura, forma de pensar, processo de criação e realização da comunicação e, até mesmo, no sistema de relacionamento com seus clientes.

Dedicação

O grau de dedicação a seus clientes com a participação direta dos sócios e/ou principais dirigentes no atendimento e demais atividades da agência.

Estrutura

As características e dimensões da estrutura a serviço de seus clientes, incluindo tarefas além da propaganda tradicional, por meio de departamentos próprios ou empresas coligadas.

Com base nesses critérios fizemos a seleção considerando as agências de atuação nacional, que inclui aquelas com diversas unidades operacionais nos principais mercados do País, conexões com outras agências mediante acordos operacionais nacionais e internacionais, ligações com agências de outros setores do espectro da comunicação de marketing, departamentos especializados e atendimento a contas de expressão nacional. Nesse perfil se encaixam 31 agências: Africa, Agnelo Pacheco, AlmapBBDO, BorghiErh/Lowe, Competence, Dez Brasil, DM9DDB, DPZ, Escala, Eugenio, Euro RSCG, F/Nazca S&S, Fischer América, Giovanni FCB, JWT, Leo Burnett, Lew Lara, Master, McCann Erickson, Morya, MPM, NBS, NeogamaBBH, novaS/B, Ogilvy, OpusMúltipla, Publicis Brasil, Talent, W/Brasil e Young & Rubicam e Z+.

Complementando a seleção, destacamos as principais agências nos 20 maiores mercados publicitários brasileiros:

São Paulo: Age, Colucci, Contexto, Dentsu, FabraQuinteiro, Giacometti, Ghirotti & Cia., GP7, JF/Law Comunicação, Loducca, Logullo, MatosGrey, Mohallen Meireles, Multi Solution, OWL, QG Saviezza, Taterka, e Zero 11.

Rio de Janeiro: Agência 3, Artplan Mais, Binder/FC+G, Casa da Criação, Contemporânea, Quê Comunicação, Script e Staff Comunicação.

Minas Gerais: Casablanca, CPA, 2004 Comunicação, Espontânea, Lápis Raro, RC Comunicação, Solution e Tom Comunicação.

Espírito Santo: Aquatro, MP Publicidade e Prisma.

Rio Grande do Sul: Agência Matriz, DCS Net, e21, GlobalComm, Martins + Andrade, Paim e RBA.

Santa Catarina: D/Araújo, Fórmula, One WG, Prime Brasil e Propague.

Paraná: Bronx, By Vivas, Exclam, Getz Propaganda e Heads.

Bahia: Idéia 3, Link, Propeg e SLA.

Paraíba: Antares e Zag.

Pernambuco: Ampla, Arcos, Gruponove e Italo Bianchi.

Rio Grande do Norte: Ratts Ratis.

Ceará: EBM Novotempo, Mota Comunicação, Slogan e 333 Propaganda.

Piauí: AMC.

Maranhão: Mallmann Marketing.

Goiás: Cannes e Netmídia.

Mato Grosso: Casa D´Idéias, Genius e ZF Comunicação.

Mato Grosso do Sul: Art & Traço, Competence Qualitás e Remat.

Pará: Borges, CA, DC3/Unicom, Griffo, Mendes e Vanguarda.

Amazonas: Oana, Saga e Tape.

Brasília: Comunicata e Mr. Brain.

Nesta edição trazemos anúncios e portfolios de 37 dessas agências (as demais não tiveram interesse em participar), seguindo algumas regras básicas para facilitar a consulta, porém deixando uma ampla margem de liberdade para cada agência expor suas informações e trabalhos ao mercado por meio das páginas de About.

O que pretendemos, como temos feito nos últimos 19 anos, é apresentar uma amostra do que cada agencia tem produzido de mais significativo, de modo a facilitar o conhecimento dos recursos criativos e operacionais com os quais os anunciantes podem contar para realizar seus esforços publicitários.

Esta edição marca uma nova etapa na existência da publicação, que ganhou novo projeto gráfico e um tamanho maior. O projeto gráfico é da Crama Design Estratégico e foi desenvolvido por Helena Guedes, com direção de Ricardo Leite. Na About, as editoras Tânia Trajano e Mara Vegso cuidaram de toda a redação e o diretor de arte Rimenes Fernandes fez a diagramação e produção.

tamanho da letra

a a a

Foram selecionadas agências de atuação nacional, além das principais nos mais importantes mercados publicitários brasileiros, distribuídos por cinco regiões: Sudeste, com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais; Sul, com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Nordeste, com Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão; Centro-Oeste, com Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e Norte, com Amazonas e Pará.

HotTops Serviços de Comunicação de Marketing

BuscaRápida

Esqueci! Cadastre-se
© 2002- Revista About e Portal da Propaganda
Redação, Administração, Publicidade, Circulação e Prêmios - R. Cardoso de Almeida 788, 11º andar, cj. 112/113 - Perdizes - CEP 05013-001
São Paulo - SP - Tel. (11) 3675-9065