Portal da Propaganda www.portaldapropaganda.com

índice Comunicação

  • DE TOUQUINHA SIM, MAS NADA DE DAR BOBEIRA QUANDO AS METAS LEVAM A MARCA CIELO NA CABEÇA31/03/2010 15:40 Para continuar líder no setor de meios de pagamento eletrônico no Brasil, a Cielo tem investindo com grande empenho em atividades de marketing e comunicação publicitária. Nesta fase de decisões táticas e estratégicas, já era esperada a campanha que começou a ser veiculada esta semana, com cobertura nacional por meio de emissoras de TV aberta e canais por assinatura, cujo principal objetivo conceitual é reforçar o vinculo com seus clientes e apresentar o novo posicionamento da marca, centrado em quatro pilares: liderança, abrangência, parceria e alta performance.
    ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
    Sob criação da Young & Rubicam, o trabalho compreende, além de três comerciais, presença massiva na mídia imprensa e intensificação das ações via internet, com todas as mensagens protagonizadas pelo campeoníssimo atleta brasileiro Cesar Cielo, cujo nome entrou definitivamente para a história da natação mundiamente com os recordes que já conquistou.
    (...) Ver matéria
  • RAÍZES QUE FORTIFICARAM A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA GANHAM COLEÇÃO PROMOCIONAL SOB PATROCÍNIO DA FOLHA DE S.PAULO29/03/2010 22:06 Durante todos os domingos, de março a agosto de 2010, o público brasileiro poderá conferir, em 25 volumes, como nasceu a expressão musical brasileira que influencia gerações de artistas até hoje. A coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, lançada pela Folha de S.Paulo, resgata em livros-cds as biografias, influências musicais e repertórios dos primeiros compositores e intérpretes da MPB. Do samba de Noel Rosa às canções de Herivelto Martins, passando pelas primeiras músicas de Lupicínio Rodrigues, a coleção reúne talentos de brasileiros ilustres como Adoniram Barbosa, Ataulfo Alves, Cartola, Dolores Duran, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga, dentre outros nomes consagrados que se destacaram em emissoras de rádio entre 1920 a 1950.
    AFRICA CONTA DE ONDE VEM TANTO ENCANTAMENTO
    Além das veiculações programadas para rádio e TV, a coleção ganhou seis peças publicitárias para mídia impressa que irão circular durante todo o período de venda dos livros-cds. Criada pela agência Africa, a estratégia de comunicação assegura aos interessados por música nacional, aos colecionadores e até mesmo para quem terá o primeiro contato com a MPB que os compositores e intérpretes homenageados na coleção são referência até hoje para músicos e bandas nacionais, independentemente do gênero musical. As peças impressas mostram a riqueza da coleção, ressaltando o preço de cada livro-cd.
    (...) Ver matéria
  • CHEFIA NA AFRICA AGORA É COM GORDILHO E SANTORO, MAS NIZAN CONTINUARÁ MARCANDO EM CIMA DE CADA LANCE PARA TODOS OS CLIENTES DO GRUPO ABC23/03/2010 22:32 “A Africa é o amanhã da publicidade. Para isso ela nunca se acomoda. Ela está sempre em transformação. Ela muda quando está tudo ótimo. Quando os outros se aposentam, ela nasce. E nasce de novo, de novo e de novo. Ela jamais envelhece. E muda, continuamente, para ser sempre a Africa.” Uau!!! O parágrafo inteirinho é de Nizan Guanaes, até então presidente da agência, que sintetiza, com maestria, as mudanças anunciadas por ele oficialmente neste 23 de março, que estão sendo implantadas na estrutura da Africa para tornar ainda mais retumbante o sucesso conquistado no Brasil e até no exterior, cujo mérito está não apenas no padrão de criatividade altíssimo nível dos trabalhos desenvolvidos, mas também na qualidade dos serviços prestados pelo seu time aos clientes em todas as demais áreas da comunicação de marketing, com níveis de excelência em atendimento, planejamento, mídia e social branding, com ênfase em ações de relacionamento integradas em novas mídias, bem como nos nichos comunitários de presença constante de públicos-alvo e formadores de opinião.
    UMA SUPERDUPLA NO COMANDO DE UMA SUPERAGÊNCIA
    “Novas decisões, nova postura, nova atitude, mas a Africa de sempre, eleita continuamente a agência mais admirada do Brasil. É com o objetivo de reinventá-la que Nizan Guanaes acaba de promover uma série de mudanças na empresa. A partir deste mês, Márcio Santoro e Sérgio Gordilho vão presidir a Africa”, relata a diretoria de comunicação da agência. “Não é um comando duplo, mas uma dupla no comando”, enfatiza Nizan, ao lembrar, com pertinência, exemplos de grande sucesso na propaganda: Luiz Madeira e Marcello Serpa, na AlmapBBDO; Luiz Lara e Jaques Lewkowicz, na Lew Lara/TBWA; Charles e Maurice Saatchi, na Saatchi & Saatchi, entre outros. “A Africa é uma agência de negócios e nossa plataforma é a inovação em toda a sua extensão. Estamos aparelhando a empresa para mais uma vez ela estar à frente no mercado”, explica Nizan.
    Confira as principais mudanças decorrentes da posse de Márcio Santoro e Sérgio Gordilho na Africa, clicando para ler a matéria na íntegra.
    (...) Ver matéria
  • UM LIBELO CONTRA A DEMOCRACIA23/03/2010 20:40 "O 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, instituído por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contradiz todos os avanços políticos do País nas últimas três décadas e até mesmo algumas significativas conquistas do atual governo. Trata-se de verdadeira tentativa de golpe contra o compromisso que a sociedade brasileira fez com a democracia em 1984, quando saiu às ruas, em comícios e passeatas memoráveis, pacíficos e cívicos, na inesquecível campanha das “Diretas Já”. Estabeleceram-se, naquele processo, há 26 anos, bases sólidas para o estado de direito, que se refletiram na Constituição de 1988, uma referência quanto às prerrogativas da cidadania, independência das instituições e liberdade de expressão."
    DESCONTENTAMENTO MANIFESTADO COM RIGOR
    Fábio Arruda Mortara, presidente da Regional São Paulo da Abigraf, é argumentativo o suficiente, neste artigo, para justificar seu descontentamento, em nome do setor gráfico, em relação ao Plano Nacional de Direitos Humano recém-instituído. "Em síntese, o plano é um conjunto de medidas desconexas, totalmente desvinculadas da realidade, anacrônicas e sem qualquer eficácia. Um programa eficaz de direitos humanos deveria propor, necessariamente, uma estratégia responsável de assentamento fundiário em terras devolutas, garantir a segurança jurídica de todos os cidadãos e empresas, hoje sujeitos, por exemplo, aos crimes de invasão de suas propriedades, invariavelmente impunes. Direito humano é escola e saúde públicas de qualidade e acesso universal à educação e à cultura; é garantia ao trabalho, inclusão social por meio de emprego e renda, prevalência das prerrogativas individuais e coletivas inerentes à cidadania, bem como respeito à Constituição e ao marco legal."
    (...) Ver matéria
  • ALMAPBBDO PROVA QUE CADA ENTREGADOR TEM A CAÇAMBA QUE MERECE QUANDO O CAMINHÃO É DA LINHA DELIVEY DA VOLKSWAGEN23/03/2010 20:23 Você já se viu vendendo um botão de rosa? E duas dúzias delas? Você seria capaz de vender um pé de alface ou uma latinha de cerveja na beira da estrada em dia de congestionamento? E um camisão de rosas, um caminhão de pés de alface, um caminhão de latinhas de cerveja em qualquer parada? Ok, complicou demais? Então vamos tirar tudo que havia dentro desses caminhões e, agora, refletindo com mais tranquilidade, pense: você seria capaz de vender um caminhão? Não? E de criar uma campanha que, com suas mensagens publicitárias, fosse capaz de dar uma mãozinha para os vendedores de caminhão que têm feito da Volkswagen uma empresa líder do setor no Brasil? Ah! mas se continua muito difícil enfrentar esse desafio com eficácia, originaldiade e ousadia, mesmo com todo amor que, talvez, nosso leitor tenha pela atividade de comunicação e marketing, que tal dar uma boa olhadinha no que a AlmapBBDO tem sido capaz de fazer para o seu cliente em nosso país?
    COM TUDO DENTRO
    Exemplo de inteligência com pertinência, a nova campanha criada pelo time da AlmapBBDO para a Linha Delivery de caminhões da Volkswagen foi, com certeza, feita sob medida para incrementar ainda mais o share of mind da marca no mercado nacional, mas também leva aquele jeitinho das peças campeãs, com todos os requisitos bem avaliados para ganhar prêmio em festivais. Composta de anúncios, filme, jingle e ações na internet, a estratégia de comunicação traça um paralelo entre as necessidades do público-alvo e a capacitação dos modelos da linha, considerada a mais completa do setor em veículos leves para entregas urbanas.
    (...) Ver matéria
  • DPZRIO10 SOB AS BÊNÇÃOS DO CRISTO REDENTOR17/03/2010 19:05 Numa estratégia iniciada ainda no ano passado, logo depois do anúncio da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, a DPZ-Rio, que neste ano comemora 40 anos de atividades na Cidade Maravilhosa, anuncia ao mercado a DPZRIO10. Será um braço da agência para atuar em ações de marketing ligadas a todos os aspectos econômicos, culturais, sociais e esportivos que envolvam a Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Claro que os grandes eventos esportivos serão vitais para a economia local, mas a abrangência disso também trará impactos em todas as demais áreas. É esse o foco de business da DPZRIO10.
    UM NÚCLEO SOB A UNIDADE PROGRESSIVA DO 10
    A ideia é que haja aproveitamento da experiência da DPZ para uso em toda e qualquer forma de desenvolvimento de negócios que envolva o Rio de Janeiro. A estratégia é usar toda a expertise da agência e seu conhecimento do mercado carioca para promover e realizar ações para empresas de todos os segmentos, assim como para o setor público, nos próximos 10 anos. “Por isso, o nome traz o número 10. O 10 é um número emblemático, representa sucesso, o máximo de um conceito. Formamos um núcleo muito forte de pessoas para trabalhar especificamente na formatação de negócios voltados às iniciativas de empresas e dos governos, entre elas as decorrentes das Copas de 2010 e 2014 e Olimpíadas de 2016. As ações, públicas ou não, com essa inspiração de tornar melhor, mais bonita e ainda mais agradável a paisagem carioca, fazem parte de nossa estratégia”, conta Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ, em texto preparado por João Faria para a imprensa.
    Na foto, da esquerda para a direita: Roberto Duailibi, Frederic Zaragoza, Ricardo Caracas e Ronaldo Ran

    (...) Ver matéria
  • AS COLUNAS DE ESTÉTICAS UNIVERSAIS TAMBÉM SÃO NOSSAS17/03/2010 18:50 A SLM Ogilvy é a autora da primeira campanha do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O espaço, que está completando 35 anos, abriga um acervo inestimável relacionado ao patrimônio da comunicação, estando um processo de grande renovação, com o objetivo de abrigar novas atrações e receber com mais conforto os visitantes.
    PARA VER, OUVIR, LER E VIVENCIAR COM ESPLENDOR
    A primeira ação da agência foi propor a simplificação do nome do local, que deixa de ser Museu de Comunicação Social para se denominar Museu da Comunicação , indicando que se trata do registro mais completo de tudo que passou pelos meios de comunicação do Rio Grande do Sul. Este mesmo raciocínio inspirou o conceito “Você vê. Você ouve. Você lê. Você vive”, dando origem ao mote da própria campanha, que apresenta os momentos marcantes do noticiário, da publicidade e da música, retratados como verdadeiras obras de arte dentro do museu.
    DE ATITUDES COMO ESTA, O BRASIL PRECISAVA ONTEM, MAS AS ESTÁ ADOTANDO HOJE E AS MULTIPLICARÁ AMANHÃ
    Como o museu não dispunha de verba para custear esta nova estratégia de comunicação, a agência SLM Ogilvy liderou uma intensa mobilização de diversas empresas da área para ofertar este presente aos amantes da arte que residem não apenas entre os gaúchos, mas em qualquer pontinho do universo. Dos banners da fachada ao folheto de divulgação, da sinalização interna à campanha publicitária, as empresas contribuíram para a causa, gratuitamente, disponibilizando profissionais, equipamentos e materiais, atitude tão honrosa que comome o Portal da Propaganda, em nome de seus leitores também, a agradecer a inicitiva, além de propagá-la conjuntamente com nossa admiração pelo resultado alcançado.
    (...) Ver matéria
  • MAIS UMA CAMPANHA EM PROL DO HAITI16/03/2010 03:33 A Care Brasil, organização de combate à pobreza, assina uma campanha criada pela McCann Erickson com o objetivo de arrecadar recursos para a reconstrução do Haiti a longo prazo. As ações publicitárias reforçam a necessidade da união entre as pessoas. “A campanha revigora e ressalta a importância do apoio da sociedade brasileira na reconstrução da nação após o período da ajuda humanitária emergencial. Com ela, esperamos que mais empresas e pessoas contribuam para o trabalho de médio e longo prazo da Care, a ser desenvolvido nas áreas de educação, agricultura, geração de renda, segurança alimentar, saúde e em projetos de infraestrutura como saneamento básico e reconstrução de escolas e postos de saúde. A McCann é uma grande parceira da Care Brasil. Esse trabalho é um importante instrumento de continuidade da sensibilização da sociedade brasileira em apoio ao Haiti”, esclarece Renata Pereira, gerente de mobilização e recursos da Care Brasil.
    NADA MAIS QUE PONTOS NAS MÃOS DE DEUS

    Intitulada "Juntos podemos reconstruir o Haiti", a campanha ressalta a importância do apoio da sociedade para a transformação do país. Na mídia impressa, as imagens mostram o Haiti que todos querem ver: mulheres estudando, homens trabalhando e crianças sendo vacinadas. Cada imagem é formada por pontos; e cada ponto é uma pessoa. A mensagem é clara: o apoio de cada um faz a diferença.
    IMAGENS E SONS PARA SEREM VISTOS E OUVIDOS PELO CORAÇÃO
    Nas emissoras de rádio, o spot intitulado “Chamada” simula a chamada dos alunos em uma sala de aula. O professor haitiano chama nome por nome até chegar em um nome que não é respondido. Naquele instante, de muita dor, um ensurdecedor silêncio salta no ar e invade a casa do ouvinte, tentando, também, invadir o coração daqueles que ainda ouvem e enxergam por ele. A locução que solicita ajuda às vítimas do desastre do Haiti entra em seguida, aludindo, em adição, à esperança de que esta mensagem esteja conseguindo acordar cidadãos que parecem estar adormecidos no mundo todo, justamente no momento em que mais estão sendo “chamados” para dar um primeiro passo e agir na direção da solidariedade, do perdão e do amor aos próximos.
    QUEM SABIA FAZIA A HORA...
    Para finalizar: “É hora... hora de acordar para doar e se doar, pois o tempo estava acabando, ontem. Hoje já é outro dia. Para desperdiçar? Quem sabia fazia, como a canção dizia, a hora, que não nos embala mais". Ver matéria
  • VIVENDO EM HARMONIA EM TODOS OS MUNDOS BEM INTERPRETADOS PELA FAMÍLIA BOHEMIA12/03/2010 01:42 Primando, mais uma vez, pela excelência em direção de arte no acompanhamento de textos inteligentes, a cerveja Bohemia retorna à mídia com uma série de anúncios criada pela DM9DDB que, nas mensagens aos consumidores, também sugere boas “combinações", porém, além da natureza estética. A brincadeira é recomendar a experimentação de novos pratos, aproveitando para, ao mesmo tempo, conhecer os sabores diferenciados da linha Bohemia. A sugestão desta semana, por exemplo, é saborear uma Bohemia Pilsen na companhia de uma gostosa carne vermelha, ou, então, uma Bohemia Escura que, com toda certeza, faz grande dupla com uma porção de pastéis de palmito. Outra dica deliciosa e perspicaz do time de criativos da agência e da marca anunciante? Uma Bohemia Weiss com aquela irresistível Lula à Dore, mas se a fominha por pequenina, que tal uma Confraria para combinar com uma leve seleção de queijos?
    VAI EM HARMONIA, VOLTA EM HARMONIA
    "A ideia da harmonização é provocar uma experiência mais completa de degustação tanto da cerveja como do prato – uma experiência que pareça inédita a cada tentativa, mas que faça todo o sentido", explica Maria Fernanda Albuquerque, gerente de marketing de Bohemia, sobre a nova estratégia, cuja sacada adicional é vir a público deixar muito claro que a riqueza da linguagem publicitária é uma faca de dois gumes, mutíssimo afiada nos dias atuais, motivo pelo qual ela cai bem melhor nas mãos de profissionais competentes, como o time da DM9DDB, onde são notórios os cuidados tomados – e elogiáveis – para que, em vez de ferimentos e maus-tratos, tanto para quem maneja as ferramentas de comunicação, como para quem paga pelos seus serviços e para o público atingido, o resultado constatado, ao se avaliar o caminho de ida e volta percorrido por uma mensagem, seja, além da eficácia em marketing, o incentivo às relações pacíficas entre seres humanos, neste caso, sob o aspecto informal, que é aquele que compete à propaganda, nos legando, desse modo, informações corretas e, quando possível, entretenimento de boa qualidade.
    (...) Ver matéria
  • SOB O CÉU DA ESPANHA JÁ É PRIMAVERA COM DIAS AINDA MAIS LINDOS BY EL CORTE INGLÉS12/03/2010 00:32 Começa a primavera na Espanha e, com ela, a veiculação da tradicional campanha da nova estação assinada pelo El Corte Inglês, novamente sob criação da Zapping/M&CSaatchi. As mensagens afirmam em espanhol: “Ya es primavera en El Corte Inglés”. As imagens, delicadas e, ao mesmo sofisticadas, são adornadas por muitas pétalas e cores, além das belíssimas locações que inspiram a efervescência da paixão sob um céu azul por definição e atração pelo ser feliz. Contribui para este clima sensual a presença da protagonista da campanha, a modelo Missy Raider, que se destaca internacionalmente no universo da moda. “Con una puesta en escena cuidada, mágica y glamurosa, la creatividad de Zapping/M&CSaatchi sugiere que la moda de El Corte Inglés, junto con los primeros rayos de sol, son el primer signo, que anuncia la llegada de la primavera, especialmente tras un invierno tan duro como el que ahora termina“, explica a equipe de criação da agência.
    ESTRATÉGIA DE MÍDIA
    A campanha se completa com peças gráficas para jornais, revistas, mídia exterior, rádio e hotsite, tendo todo o plano de mídia executado pela Media Planning.
    (...) Ver matéria
  • GARRAS DA TIGRE PROVAM DO QUE SÃO CAPAZES EM MAIS UMA CAMPANHA DA TALENT10/03/2010 18:10 O conceito “Quem não sabe dança” dará outra vez o tom das mensagens publicitárias veiculadas pela Tigre em 2010, cuja primeira campanha, novamente criada pela Talent, já está em veiculação, englobando, num primeiro flight, quatro comerciais, todos combinando humor com música e dança para atrair a atenção do público com a intenção explícita de transmitir com todas as letras o recado sintetizado na assinatura: “Como tigre só tem tigre”. O plano de mídia completo compreende emissoras de TV aberta, por assinatura, rádio, anúncios em revistas e jornais, ações em pontos de venda e merchandising. Líder absoluta na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC não somente no Brasil, mas em diversos países da América Latina, a Tigre é hoje, sem dúvida, uma das maiores companhias do mundo em seu setor de atuação.
    CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA SOB APROVAÇÃO POPULAR

    A Tigre investe, anualmente, uma cifra próxima a 3% do faturamento total em comunicação e marketing, com iniciativas que valorizam o relacionamento com toda a cadeia da construção, com destaque para os profissionais das revendas, instaladores, arquitetos, especificadores e engenheiros. “A Tigre aposta em uma comunicação consistente e constante, com um conceito central que permeará todas as formas de comunicação com os diferentes públicos com quem nos relacionamos”, afirma o gerente corporativo de marketing da Tigre, Guilhermo Bressane, em nota à imprensa. Os resultados positivos da campanha de 2009, também criada pela Talent, foram mensurados em uma pesquisa encomenda pela empresa ao Instituto Datafolha. A Tigre foi a mais lembrada no setor de tubos e conexões por 74% dos entrevistados, enquanto a segunda colocada foi citado por 4%.
    (...) Ver matéria
  • MAQUININHA DA REDECARD VIRA CACHORRINHO EM DEFESA DOS CLIENTES NOS PONTOS DE VENDA05/03/2010 20:57 A estratégia de comunicação publicitária da Redecard entra em uma nova fase a partir deste mês. Para reforçar seus diferenciais e estreitar ainda mais o relacionamento com os lojistas, a empresa lança uma campanha de abrangência nacional, criada pela Africa, na qual adota como ícone um cachorrinho, que, na verdade é a maquininha da Redecard.  O mascote será o porta-voz da companhia e passa a comunicar os principais atributos da marca: empresa multibandeira, multiserviço, que está na vanguarda tecnológica em meios eletrônicos de pagamento e segurança.
    EFICIÊNCIA E SEGURANÇA
    “A nova campanha traduz o nosso esforço diário para oferecer a rede de pagamentos mais eficiente e segura do País, o maior portfolio de serviços e bandeiras capturadas e as melhores inovações em meios eletrônicos de pagamento. Estes são os grandes diferenciais da empresa, que está cada vez mais focada e próxima de seus clientes”, afirma Roberto Medeiros, presidente da Redecard.
    (...) Ver matéria
  • MELHOR JUNTOS DO QUE SOZINHOS FAZENDO NADA04/03/2010 20:05 O Banco Santander dá inicio, neste 7 de março, a uma nova fase em sua estratégia de posicionamento de mercado, buscando novas plataformas de comunicação em associação com um approach diferenciado, criado pela Talent, para expressar sua modernidade, os investimentos feitos em tecnologia e em ações humanitárias, no melhor atendimento aos clientes e na potencialização da integração das estruturas do Banco Real.
    ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
    Ampla, a campanha contempla comunicação interna, mídia impressa, internet e comerciais em emissoras de TV. Ao longo do ano, as demais comunicações publicitárias da organização também serão permeadas pelo mesmo conceito, no qual a palavra "juntos" tenta transmitir ao público a força dessa nova realidade.
    (...) Ver matéria
  • HULLABOOM, UMA AGÊNCIA PARA TODAS AS OBRAS02/03/2010 21:30 Três profissionais de larga experiência no setor de comunicação (Adrianna Cury, Danilo S. Janjacomo e Margot C. Soliane) uniram-se a um jovem economista e empresário (Marcelo Haegenbeek) para lançar uma agência diferente, a Hullaboom, que se propõe a trabalhar com todas as plataformas e ferramentas de comunicação, mas com foco na criação e desenvolvimento de marcas e na utilização mercadológica do entretenimento e da mídia.
    PRIMEIROS TRABALHOS EM BREVE
    Com lançamento, muito adequado em um cinema, o Cine Bom Bril, a nova agência promete colocar seus primeiros trabalhos no ar muito em breve, para cientes já conquistados cujos nomes não foram revelados na coletiva realizada e outros que estão em fase de acerto final de contrato.
    (...) Ver matéria
  |    1    |  

Busca avançada

ARQUIVO

2010
2009 2009


BuscaRápida

Esqueci! Cadastre-se
© 2002- Revista About e Portal da Propaganda
Redação, Administração, Publicidade, Circulação e Prêmios - R. Cardoso de Almeida 788, 11º andar, cj. 112/113 - Perdizes - CEP 05013-001
São Paulo - SP - Tel. (11) 3675-9065